19.6.08

::Junina::


Chega o mês de junho e festa junina sempre vem à cabeça, a televisão não nos deixa esquecer disto, matérias e mais matérias sempre falando repetitivamente da mesma coisa. Eu sinceramente não sei responder se eu gosto ou não gosto de festa junina. Sei que gostei muito desse clima junino na minha época do colégio, como eu morava em cidade pequena, a festa junina era o evento. Hoje, o interesse por freqüentá-las é mínimo. Festa junina sempre é igual, um cheiro de quentão no fundo, misturando com casca de pinhão no chão ou espalhados para todos os lados e com bandeirinhas que dão à impressão que todo o óleo usado nas comidas estão lá, impregnadas.
O interessante do São João é a quantidade de comida boa que sempre têm, pois o ingrediente principal das comidas juninas são as calorias. Tudo é uma bomba calórica e são justamente estas que despertam o prazer de comer tudo o que você consegue e mais um pouco. Exatamente a comida que dá o gostinho de freqüentar as festas, são as que fazem pensar que não gosto, pois a sensação que sempre tenho é que a boca está eternamente suja, leia-se lambuzada. Tudo vai molho, caldo, grude, caramelo, açúcar ou o uso abusivo de sal.
Não estou aqui para condenar o valor nutricional das comidas e nem a higiene das mesmas, mas, que festa junina sempre passa a sensação que você daria tudo para comer algo salgado, de tão doce que está à boca, misturado com daria tudo para comer algo doce, de tão salgada que a boca está.
Entretanto a sensação de boca lambuzada é inquestionável.