6.3.07

::Tédio::




Só existem duas coisas piores do que tédio “cru” – defino tédio cru, como o tédio, tédio, sem acrescentar nada que ajude a tornar a situação mais entediante. Uma das coisas piores é o tédio dominical, seguida de uma bela ressaca, onde até trocar de canal através do controle remoto torna-se um sofrimento inexplicável. E existe a segunda coisa, o tédio, independente do dia da semana, mas seguido de uma carteira vazia, sem dinheiro algum para fazer qualquer coisa. Ir até o mercado ao lado da sua casa comprar um chiclete, seria mais divertido do que ficar em casa olhando uma carteira que tem de tudo, menos dinheiro.
O que fazer numa situação dessas? Ler? Jamais, nunca se deve ler quando se está com tédio, pois, você pode perdê-lo, e claro, se você tiver força para conseguir se direcionar a qualquer leitura, você não está com tédio, está com outra coisa. Assistir televisão? Não! Pois ela jamais irá tirar seu tédio, já que a televisão é a primeira a anunciar que você está entediado. Dormir? Não me faça rir. Você acha que já não teria tentado fazer isso? Ai você não estaria com tédio e sim com sono ou preguiça. Só existe uma solução. Entrar na internet. Você consegue depois de relutar muito levantar do sofá, pois assim como a igreja está para Jesus, o sofá está para o tédio. Voltado ao ritual, você liga o computador – que por sinal nunca demorou tanto para abrir a área de trabalho – conecta, escolhe uma música – às vezes – e entra direto no msn e no orkut. Suponhamos que seja domingo, todo mundo que está com tédio, está na internet, pois não é possível tanta gente estar conectada; entra no orkut, responde os scrap, procura alguém para mandar, mas sempre falando algo que não vai levar a lugar nenhum, volta para o msn, e o tradicional sobe e desce da barra começa, volta para o orkut com o intuído de ver se aquela pessoa alterou alguma foto, volta par ao msn, volta para o orkut, e o tédio abraçado em você. Então surge a idéia de entrar no google para procurar aquela palavra ou assunto que você sempre queria saber o que era, mas sempre esquecia de pesquisar. Começa a ler, mas o tédio vence e você pensa “outro dia eu leio isso”. Mas você sabe que jamais retornará a procurar.
Sendo assim – quase um final de trabalho sobre tédio – o tédio tem uma única e exclusiva função, dar ibope, pois são nesses dias que a dança dos famosos torna-se a coisa mais divertida do seu domingo.