2.8.09

:: WOODY ALLEN ::

Por muito tempo afirmei, em tons baixos, para poucas pessoas ouvirem, sobre a minha falta de interesse nas obras do cineasta, roteirista, escritor, ator e músico (nem sabia que ele era músico) Woody Allen. Demorei um pouco para compreender que a minha birra com ele era maior do que um simples ciúmes.
Sempre soube que ele não era pouca coisa, pois além de ser um dos diretores mais consagrados da atualidade, Woody Allen, está de alguma forma nas listas Top10 de boa parte dos meus amigos e conhecidos mais interessantes. Logo, eu devo estar errado!
Se fosse simples assim, muitos problemas meus estariam resolvidos. Eu preciso mais do que saber que estou errado, preciso saber por que estou errado ou porque as pessoas julgam estar certas.
Faz mais ou menos um ano que comecei o processo de descobrir porque Woody Allen me irritava.
Tudo começou dentro de um carro, não era uma viagem, mas o trajeto que percorríamos era suficiente para começar uma calorosa discussão, com uma grande amiga (Minha [nossa] Sina), responsável por instigar o meu gosto pelos clássicos.
_Não é que não gosto dos clássicos. Acredito que nunca aprendi a apreciá-los. Está foi à resposta mais sincera que consegui arrancar de mim, naquele momento.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, foi o primeiro filme que assistir, na minha sessão “hoje aprendo a gostar dele”. Óbvio que não gostei do filme, óbvio que não gostei dele e óbvio que o problema era meu.
Match Point (já indicado aqui no blog) e Scoop foram os filmes que abriram os meus olhos para Woody Allen. Estes foram as grandes chaves para descobrir que o meu problema não era com ele (cineasta, roteirista, escritor, ator), pois os assisti (e gostei, muito) sem saber que eram dele. Menos resistente a sua obra, assisti e apreciei o clássico filme Tudo que você sempre quis saber sobre sexo, mas tinha medo de perguntar, onde percebi a forte influencia que ele teve sobre diversos filmes, seriados, documentários, entre outras coisas que eu já gostava. Entretanto foi Vicky Cristina Barcelona (recomendo) que me fez desencanar total da saga Woody Allen. Penso que já estou preparado para assistir Noivo Neurótico, Noiva Nervosa pela “segunda” vez, sem resistências, sem me preocupar se eu gosto dele ou não.
Hoje ele não é problema, exceto por sua beleza exótica (para não chama-lo de feio), mas isso não é motivo para não gostar dele (ou é?!).