20.7.09

:: Feliz dia do Amigo ::


Hoje é dia de comemorar e sinceramente não sei por que não damos o devido valor para essa data. Ao longo do ano comemoramos várias datas que julgamos ser especiais: Ano Novo, Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João (e até agora paramos por aqui) e hoje chegamos ao dia do Amigo e cadê as pompas e festejos?
São datas comerciais que o sistema capitalista nos introduziu com o objetivo de aumentar os lucros? Bom, pode ser, mas já temos tantas datas, uma a mais, uma a menos, não fará tanta diferença. Não acham?
Hoje é o dia de comemoram com as pessoas que você realmente gosta de estar a maior parte do tempo, com pessoas que faça chuva ou faça sol está do seu lado ajudando a planejar mais um salto ao infinito.
Amigos são raros de se encontrar!
Muitas pessoas acreditam que ser amigo é estar junto nas horas boas e ruins, mas acredito que esse clichê que define a amizade está ultrapassada. Isso só define a instituição amizade, mas não define o companheirismo que a pessoa seu/sua amigo/amiga carrega. Amizade é muito mais do que isso. Amigo que é amigo é aquele que não te abandonou no meio, entre o sucesso e o fracasso. Amigo é aquele que nos ajudou a conquistar boa parte das nossas histórias de vida.
Amigos são aqueles que deixaram marcas incorrigíveis nas nossas ações, que nos deixaram lembranças nas músicas, que nos aguentaram na foça, que nos embalaram na balada, que nos pagaram o cigarro, a cerveja, o lanche no meio da madrugada, quando não tínhamos um tostão furado, que ficaram horas ouvindo lamentações, angustias, indecisões, que apoiaram as ideias de fuga e negaram as ideias de confronto, que aceitaram, sem questionar, as desculpas mais descabíveis, que corrigiram os erros, que elogiaram na hora que deveríamos ter levados bons puxões de orelha, que nos puxaram a orelha quando deveríamos ser elogiados, que festejaram junto em qualquer situação boba, que nos puxaram ao lado para dar orientações, que entenderam as nossas gírias, as nossas fraquezas, as nossas certezas, as nossas crenças, as nossas lágrimas de alegria e os risos de desespero.
Os amigos são aqueles que nos deixaram viver da forma que sabemos viver, sem pedir muito, apenas, reciprocidade, boas relações, afeição, camaradagem, simpatia, companheirismo, leveza e acima de tudo uma relação de confiança.
Alguns acreditam que já foram traídos por amigos e por causa disso, creem que amizade verdadeira não existe.
Discordo!
Se não confia na amizade, porque acreditar no amor?
Quando falamos de amizade, devemos diferenciar o que são Amigos, amigos, “amigos” e conhecidos. Por isso criei uma breve definição e (de cortesia) dicas sobre o que fazer com eles nesta data:
Amigos: É tudo aquilo que comentei encima, acompanhados de “ser a primeira pessoa que você liga depois de um acontecimento importante” (Ex: uma nova paquera, novo emprego, acontecimentos atípicos). Para eles, a dica é comprar um bom vinho, isso ajudará no andar do bate papo, se quiser, pode preparar um jantar caprichado em sabor e uma pequena dose de requinte.
amigos: São aqueles que não há um convívio freqüente, mas são ótimas companhias para eventos públicos (cinema, teatro, bares, restaurantes, baladas, festas). Acredito que as amizades coloridas moram por aqui, por isso um convite para um barzinho, uma pizza ou até mesmo um vinho com segundas intenções serão bem vindas. Se nada rolar, valeu pela atualização do feromônio.
“amigos”: São aquelas pessoas que convivemos todos os dias, ou não, mas sempre que estão presentes precisamos tomar cuidado com o que está sendo falado. São pessoas que conversamos para a notícia se espalhar o mais rápido possível, sem se tornar uma fofoca desnecessária, para aumentar o número de pessoas na festa ou para rachar alguma coisa cara. São aqueles que alguns chamam de falsos, sem nos dar conta que somos tão falsos quanto. Se a falsidade é a via de acesso, aproveite sem expectativas. Para eles um filme ou um bom bate papo no jantar de algum amigo em comum.
Conhecidos: São aqueles que são amigos do amigo e que você não necessariamente gosta de estar junto, mas são as condições estabelecidas por estar no mesmo ambiente. Para eles, educação, piadas e uma boa dose de cordialidade.
Nunca se sabe aonde as amizades vão nos levar e nem com quem será comentada.
O importante independente do grau de amizade estabelecida é usufruir as horas de subversão oferecidas.
Afinal de contas, se a família é o porto seguro, os amigos são a tripulação!

Feliz do Amigo,
amigo, “amigos”...
conhecidos.